DestaqueSaúde

Esclarecimento à população sobre a falta de soro antiofídico

“A Secretaria Municipal de Saúde de Virginópolis, vem esclarecer a população sobre a falta de soro antiofídico (tratamento em caso de picada de cobra) e adoção de medidas preventivas diante da situação.

Informamos que o soro é produzido pela Fundação Ezequiel Dias – FUNED e distribuído as regionais de saúde de Minas Gerais, porém a produção foi interrompida por questões sanitárias, interdição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA.

Com a redução na produção dos antivenenos, nos últimos meses, o impacto do abastecimento afetou toda a rede de atenção à saúde do Estado.

Assim orientamos a população que tome cuidado, pois nessa época de calor, é normal nos depararmos com alguns animais cruzando nosso caminho, especialmente cobras. Muitas delas são venenosas, e uma picada de cobra pode levar a morte.

– Use sempre calçados fechados e calças compridas ao percorrer locais com mato e arbustos. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras use botas de cano alto;

– Não coloque as mãos em tocas e lugares escuros;

– Mantenha os terrenos próximos de sua moradia limpos, evitando ratos, animais que costumam atrair esses predadores;

– Se você deixar seus sapatos para o lado de fora da casa, antes de calçá-lo, certifique-se de que não tem alguma intrusa se abrigando dentro dele. Cobras gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos, exatamente como seu calçado ficará após uma caminhada.

Informamos que toda a nossa região está em estado de alerta e todo cuidado é pouco diante da situação.