Notícias

26.04.2017

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em Virginópolis, no ano de 2016 a doença atingia quase 20% de sua população (1.876 pessoas), de acordo com os dados das agentes comunitárias de saúde. A pressão arterial é a força que o sangue exerce nas artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Os principais fatores para contribuir com a doença são:
ü Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;
ü Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;
ü Tabagismo;
ü Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%. Neste caso, quem é filho de hipertensos deve fazer avaliações médicas periódicas;
ü Diabetes;
ü Envelhecimento.

A maioria dos hipertensos não apresenta qualquer sintoma ou sinal referente à hipertensão. Sintomas como dor de cabeça, dor na nuca, enjoos, tonturas e falta de ar podem estar associados à hipertensão, mas não são específicos da doença.

O exercício físico faz parte do tratamento da hipertensão e por esse motivo a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma importante parceria com o UAI Campestre Clube de Virginópolis, para cessão do espaço para realização do grupo Iluminar. Assim, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF, passa a realizar seus encontros semanais na sede do Uai.

Cuide de sua saúde e não fique fora dessa ação.
Terça-feira: 08:00h
Quinta-feira: 08:00h

Fonte: portalsaude.saude.gov.br