22.05.2017

Prefeitura de Virginópolis realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Virginópolis, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última Sexta Feira (dia 19 de maio) a 7ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “O SUS QUE QUEREMOS E MERECEMOS DEPENDE DE TODOS NÓS. O evento foi realizado na sede da Câmara do Vereadores e contou com mais de 100 participantes, dentre eles conselheiros municipais de saúde; autoridades municipais; delegados eleitos no povoado de Boa Vista; representantes do terceiro setor e convidados em geral.

A Conferência tratou de questões atuais como  os desafios para gerir o Sistema Único de Saúde diante de um cenário de crises e teve como eixos temáticos:

ü  A Judicialização do SUS;

ü  A Vigilância em Saúde no município de Virginópolis, um olhar de destaque para o setor de Zoonoses;

ü  A importância do exame preventivo (Papanicolau) e da vacina HPV.

Foram organizados trabalhos em grupo para definição de propostas acerca das temáticas e eleição dos delegados para participação da Conferência Estadual, que acontece no município de Belo Horizonte, em data ainda não informada pelo Conselho Estadual de Saúde.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanessa Carvalho, ressaltou aos presentes que a Conferência é o momento de participação da comunidade na elaboração de propostas de políticas públicas, especialmente para o primeiro ano de governo municipal, visto que as propostas eleitas pelo plenário incorporam o Plano Municipal de Saúde para os anos de 2018 a 2021.

O Secretário Municipal de Saúde Sormanny Renê destacou que para que se conquiste a efetividade do “SUS que queremos”, nosso objetivo para a Conferência é definir propostas que fortaleçam a prevenção e conscientização das pessoas pelos cuidados com a própria saúde; promoção do autocuidado; entendimento da população na relação saúde x poder judiciário e Ministério Público; propostas para o setor de Zoonoses; entendimento da saúde como direito, mas com corresponsabilidades entre indivíduo, profissional de saúde, gestão, autoridades sanitárias, empresas e sociedade em geral.

Secretário Municipal de Saúde Sormanny Renê Magalhães Leão.