História do Município

11.09.2023

 

A região, habitada primitivamnte por índios Botocudos ou Puris teria recebido homens brancos por volta de 1839, guardando a tradição e os arquivos locais os nomes dos primeiros a se fixarem, mais ou menos em 1858. Foram eles: Félix Gomes de Brito, José Antônio da Fonseca, Capitão Figueiredo, João Batista Coelho e Joaquim Coelho. Todos vindos de São Miguel das Almas(hoje Guanhães).

Não se conhece, com segurança, a forma pela qual teriam adquirido ou se apossado dos terrenos, os primeiros moradores. Sabe-se contudo, que o primeiro destes moradores, Félix Gomes de Brito, foi doador de uma área de 80 alqueires de terras para o patrimônio de uma capela a ser erguida, juntamente com o cemitério.

Quanto ao que teria atraído estes primeiros moradores, há ligeira controvérsia, acreditando uns ter sido a possibilidade de minas de ouro; enquanto outros crêem tenha sido meramente a facilidade de aquisição de terras ótimas para a agricultura e pecuária. O nome Virginopólis foi dado ao município em homenagem à Virgem Maria, formado pelas palavras Virginis (do latim Virgo) e polis (do grego) cidade.

 

 

Outras Notícias

  •   Do objeto 1.1. Contratação temporária de Fonoaudiólogo Escolar, Formador de Tempo Integral, Monitor de turno, turma ou alunos, Nutricionista Escolar, Pedagogo, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Especial (AEE), Professor de Educação Física, Professor de Línguas e Literatura Português e Inglês, Psicopedagogo Escolar (Psicólogo Escolar) e Secretário Escolar, sendo os candidatos classificados no […]

  • DECRETO MUNICIPAL LINK PARA ACESSO: Decreto 21 de 25 de julho de 2024